domingo, 27 de novembro de 2011

Atividade: Meu projeto



Projeto Samba-enredo: contribuindo para a interpretação histórica da abolição da escravidão no Brasil.

O carnaval do Brasil é um fenômeno cultural, e dentro desse movimento encontramos as escolas de samba, estas trazem nos seus sambas-enredo uma diversidade de informações.
A cada ano as Escolas de Samba produzem anualmente amplo material didático que é apresentado na avenida e que poderá constituir-se num excelente projeto escolar.
No desenvolvimento de um enredo, os carnavalescos fazem extensas pesquisas, buscam pela verdade histórica, abordam vários conteúdos com excelentes materiais que os professores podem utilizar em salas de aula. Pois, muitos sambas-enredo revelam aspectos ocultos da História do Brasil, como os da abolição da escravatura do nosso país.Com isso, alguns professores de História vem se beneficiando com o conteúdo dos sambas-enredo em suas aulas, mesmo com a evolução dos conteúdos tratados nessas letras, o samba ainda vem abrindo espaço para ser aplicado também em outras áreas do conhecimento.



O projeto interdisciplinar foi desenvolvido entre as disciplinas de Artes Visuais e História do Brasil, utilizando a letra de um samba-enredo como ferramenta pedagógica, buscando nesse elemento carnavalesco uma forma de promulgar a nossa cultura.



Através da fantasia, os alunos fizeram à interpretação histórica do aspecto visual do período em que aconteceu a abolição da escravatura. Analisaram e observaram o lado artístico e também histórico, compreendendo o acontecimento e o modismo da época. E, ao observarem as particularidades de um determinado fato histórico, social e étnico, explícitos na letra do samba-enredo, tratamos de questões de ordem sociais.


Nesse projeto percebemos que alguns dos alunos apresentaram certo preconceito pelo ritmo musical e pouco entendimento desse fato histórico. Mas, o estudo despertou nos alunos o sentimento de pertencimento dessa cultura.
Para o bom andamento de um projeto, é preciso um planejamento das ações, das ferramentas que serão disponibilizadas e do local de aplicação, a fim de evitar surpresas e contratempos inesperados.
O projeto interdisciplinar passou por algumas adequações necessárias, uma delas foi o registro da atividade, que anteriormente fora pensado numa composição fotográfica, culminou no registro por meio do desenho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário