sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Versão final do projeto

Instituto de Artes - IdA / Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2

Prof.Autora: Ana Beatriz Barroso
Supervisão: Andiara Ruas Simão
Tutora: Marília Saenger Santos
Discente: Selma Cristina Daniel
Turma: UAB-1

Tema do projeto
Samba-enredo: contribuindo para a interpretação histórica da abolição da escravidão no Brasil.

A letra de um samba-enredo, geralmente está associada ao contexto histórico em que foi produzida, contudo ela poderá tornar – se uma ótima ferramenta pedagógica para ser trabalhada interdisciplinarmente em projetos escolares. O samba-enredo escolhido tem conteúdo histórico , capaz de estabelecer relações existentes na história do Brasil e nas Artes Visuais, abrangendo o campo da cultura popular brasileira. O samba-enredo pode ser visto como meio de expressão artística e forma de conhecimento.
O proposto projeto aborda um acontecimento histórico do Brasil, através da letra do Samba-enredo “Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós”. O projeto reúne pesquisa, arte, história do Brasil, música, dança fotografia reflexão, e exposição. A proposta pedagógica de composição fotográfica que apresenta no seu visual cores e brilhos da história da nossa cultura popular.

Letra do Samba-enredo:

(Estrofes trabalhadas em negrito)

Liberdade, Liberdade abra as asas sobre nós -1989.
Compositores: Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Jurandir, Vicentinho
Intérprete: Dominguinhos da Estácio.

Vem, vem reviver comigo amor
O centenário em poesia
Nesta pátria-mãe querida
O império decadente, muito rico, incoerente
Era fidalguia e por isso que surgem
Surgem os tamborins, vem emoção
A bateria vem, no pique da canção
E a nobreza enfeita o luxo do salão
Vem viver o sonho que sonhei
Ao longe faz-se ouvir
Tem verde-e-branco por aí
Brilhando na Sapucaí
Da guerra nunca mais
Esqueceremos do patrono, o duque imortal
A imigração floriu, de cultura o Brasil
A música encanta, e o povo canta assim
Pra Isabel, a heroína, que assinou a lei divina
Negro dançou, comemorou, o fim da sina

Na noite quinze e reluzente
Com a bravura, finalmente
O marechal que proclamou foi presidente
Liberdade! liberdade!
Abra as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz


Objetivos:

- Enriquecer as potencialidades da criatividade e promover o contato com manifestações da nossa cultura popular. - Valorizar e incentivar o gosto pela arte, música e dança.
-Valorizar e incentivar o gosto pela arte, musica e dança afro-brasileira.
- Adquirir hábito de pesquisa, a fim de ampliar a visão para a valorização da cultura popular.
Conteúdo específico
Interpretar e compor um desenho na apreciação da imagem.

Faixa-etária

6 º ao 9º ano

Tempo estimado
6 horas/aulas


Material necessário

Livro para pesquisa, “Fazendo carnaval” de Rosa Magalhães, Computador com acesso à internet, TV e Aparelho de dvd, DVD da escola de samba referente ao tema. Roupas de época ou fantasias de carnaval que retratem o tema (as fantasias poderão ser disponibilizadas pelas escolas de samba da cidade), Acessórios, Caderno e caneta,lápis de cor e Máquina fotográfica.

Desenvolvimento

1ª Aula

Compartilhar o projeto Samba – enredo com os alunos, debater sobre o assunto e descobrir o que sabem. Explicar todos os procedimentos.

2ª Aula

Propor a pesquisa no livro sobre a formação cultural do samba. O enredo e o contexto histórico em que foi produzido. Relacionar a origem do samba e do enredo trabalhado ao contexto histórico cultural brasileiro e registra-las no caderno.

3ª Aula

Mostrar o vídeo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense em homenagem ao centenário da Proclamação da República cujo tema é, “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.
Após assistir ao vídeo iniciar um debate para saber suas impressões quanto ao ritmo musical. Discutir sobre as impressões audiovisuais e culturais e registra-las no caderno.

4ª Aula

Comentar e analisar as informações anotadas no caderno.
Relacionar as informações contidas no Livro, às colhidas via internet e as observadas no vídeo. Investigar e discutir sobre o que sentiram ao ver as imagens e ao ouvir o ritmo do samba. Trazer as peças de roupas e acessórios para a próxima aula.

5ª Aula
Separar as peças de roupas adequadas. Vestir a roupa. Desenhar o figurino alusivo à vestimenta da Princesa Isabel.

Avaliação

Para que a avaliação tenha sentido e seja útil para os alunos, o ideal é que se faça uma analise coletiva das produções. Em seguida abrir comentários para que eles mesmos possam observar o que está bom e o que precisa ser melhorado.
Lembrando de estabelecer critérios objetivos a serem observados, tais como compreensão do conteúdo trabalhado no samba-enredo como fonte de informação cultural e histórica.
Saber dos alunos o que acharam relevante na proposta do projeto. Sanar dúvidas e eventuais problemas ou dificuldades.

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR:
História do Brasil.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos relativos à origem do samba, a passagem do enredo para samba-enredo e a escravidão no Brasil e a consolidação da abolição promulgada a partir da assinatura da Lei Áurea em 1888.
Partindo da letra do samba de enredo: Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!
Propor aos alunos as seguintes atividades:

1° etapa

Pesquisar o surgimento do samba no Brasil e o significado de enredo no contexto carnavalesco.

2° etapa

1- Interpretação e debate da letra do samba-enredo
2- Descobrir e indicar quais estrofes na letra do samba referencia a abolição da escravatura reconhecendo se estas referências são alusivas ou diretas.
3 - Discutir com os colegas e o professor.

3° etapa

Pesquisar e responder no caderno as seguintes questões:
Analisando a letra do samba-enredo; Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós!

1 - Quem foi o responsável pela abolição da escravatura no Brasil? Justifique sua resposta citando uma estrofe da música.

2- A letra do samba no seu contexto geral, mesmo de forma alusiva, exalta outros mitos, outros heróis. Descrever quem são eles, o período das suas ações, e a devida importância na História do Brasil.

3- Pesquisar outros sambas-enredo que fazem interpretações históricas sobre a abolição da escravidão? Citar dois ou três.

4 - Qual samba-enredo encontrado assemelha –se à História Oficial sobre a abolição? Fundamente sua resposta.
Registrar, socializar e debater as respostas com os colegas, sob a orientação do professor.

Duração:

4 aulas.

Através da pesquisa, o aluno poderá aprender como se deu a formação cultural do Brasil, a Abolição da Escravatura e os eventos da Proclamação da República. Obterá conhecimento sobre fatos sociais, culturais e históricos, marcantes na nossa história.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

HIRAM, Araújo. História do carnaval. SITE OFICIAL da LIESA: www.liesa.com.br
Letra do samba enredo disponível em:
http://liesa.globo.com/
MAGALHÃES, Rosa. Fazendo carnaval = The Making of Carnival. Rio de Janeiro. Ed. Nova Aguilar, 1977.
Letra do samba enredo disponível em:
http://liesa.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário