quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Material de apoio às pesquisas.

Interpretação artística e histórica do samba enredo:
Liberdade, Liberdade! Abra as Asas sobre Nós!
Compositores: Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Jurandir, Vicentinho
Intérprete: Dominguinhos da Estácio.

Título do projeto:


Samba-enredo: contribuindo para a interpretação histórica da abolição da escravidão no Brasil.


A música, vista como recurso metodológico, no ensino de História e de Artes Visuais, viabilizará o trabalho no contexto escolar. Este recurso poderá trazer significativas contribuições para o desenvolvimento sensorial, emocional e cultural dos alunos, como os do ensino fundamental.


Formação cultural do Brasil:


O Brasil é um país onde cores, ritmos etnias se misturam. Esta miscigenação aconteceu de maneiras diferentes, devido a sua formação cultural, resultante da mescla de colonizadores e imigrantes de diversas etnias e culturas, como os vindos da África, Europa e Ásia. A junção dessas culturas e de seus costumes formou uma pluralidade unificada pela língua portuguesa.
A introdução do samba e a formação das escolas de samba no Brasil:
No Rio de Janeiro, diversas associações recreativas foram sendo criadas, tais como blocos, cordões sociedades carnavalescas, ranchos e as Escolas de samba, que ainda são representativas da cidade.
No princípio do século XX apareceu um ritmo que foi uma criação musical característica da cidade, e que passou a ser predominante na aceitação popular-o Samba. Foi quando surgiram as primeiras escolas de samba, em geral batizadas com o nome do lugar em que se formaram, cujos habitantes eram predominantemente negros e pobres. ( MAGALHÃES-1977.p,7)


O Enredo:


As escolas de samba a cada ano conta uma história em seu desfile, através de um tema, o enredo. O enredo, portanto, é o fio condutor da letra e da melodia do samba, e vai orientar a execução e criação dos trajes. Não se trata de uma grande explanação, em geral deve conter as informações necessárias para o entendimento da história que se quer contar e mostrar na avenida. Diversos assuntos podem ser abordados na letra de um samba enredo, como nesse caso, histórico. (MAGALHÃES-1977.p, 27)


O Samba-enredo: Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós! Traz na letra, uma interpretação oficial sobre a abolição e de acordo com essa interpretação, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel acabou com a escravidão no Brasil, concedendo a liberdade aos escravos por meio da assinatura de uma lei, a Lei Áurea, entrando para a História como uma heroína, a redentora. E, sobretudo, a letra, além de reforçar um dos mitos mais tradicionais sobre a abolição, também faz alusão a outros mitos igualmente cristalizados na história oficial do Brasil.


Letra e imagens.


“Vem ver, vem reviver comigo amor
o centenário em poesia
nesta pátria, mãe querida







O império decadente, muito rico incoerente era fidalguia...


"A Escola de samba, Imperatriz Leopoldinense foi campeã do carnaval de 1989. Um de seus carros alegóricos representava a coroa imperial, que girou na avenida para enaltecer a República em seu centenário. Linda, a Imperatriz veio cantando "Liberdade, liberdade, Abre as Asas sobre Nós”.
O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes e contava a história do fim da monarquia brasileira e a proclamação da república. Foi um desfile com muito luxo e com um samba inesquecível chegando a ser considerado um dos mais belos sambas de todos os tempos, o que mais marcou foi à imagem de duque de Caxias no cavalo que chegava ser maior que a torre do sambódromo. A Imperatriz foi a primeira tri-campeã do sambódromo Darcy Ribeiro, a passarela do samba.







O conjunto do desfile.





É por isso que surgem
Surgem os tamborins
Vem emoção
a bateria vem...
no pique da canção
e a nobreza enfeita o luxo do salão, vem viver

Nobreza no Séc. XlX






Vem viver o sonho que sonhei
ao longe faz-se ouvir
em verde e branco por aí
brilhando na Sapucaí!
E da guerra
Da guerra nunca mais
esqueceremos do patrono, o duque imortal

Duque de Caxias - Herói da Guerra do Paraguai acorrida em 1865 a 1870-envolvendo - Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.

“Nesta guerra, Caxias foi nomeado comandante das forças aliadas (exércitos do Brasil, Argentina e Uruguai). Ao contrário de Caxias, os escravos negros que lutaram e morreram na Guerra do Paraguai, muitos deles buscando a conquista da sua liberdade, não são mencionados pela História Oficial. Mas Caxias garantiu a sua imagem na galeria dos heróis e a partir dela foi instituída uma outra data comemorativa: o 25 de agosto, data do seu nascimento, institucionalizado como o dia do soldado”. (Portal do Professor)






A imigração floriu
de cultura o Brasil
A música encanta
E o povo canta assim
E a princesa
Pra Isabel, a heroína
que assinou a lei divina (Graças a Deus!)


Abolição da escravatura – Victor Meirelles
Esta pintura foi mantida no Castelo d’Eu até 1921, ano em que a princesa Isabel faleceu, sendo adquirida diretamente de seus descendentes pelo banco Itaú para seu acervo cultural .

"Assinado pela princesa Isabel, em 1888, o texto da Lei Áurea é curto e bastante objetivo, como podemos ver a seguir:
“A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade, o Imperador, o senhor dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
- Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
- Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.”
Quando essa lei passou a vigorar, a escravidão já existia no Brasil há cerca de três séculos. No mundo, o trabalho escravo era empregado desde a Antigüidade. Naquela época, na Europa e na Ásia, basicamente, os escravos eram prisioneiros de guerra ou ainda pessoas que contraíam dívidas muito grandes, sem ter como pagá-las"(UOL-Educação.



Tela de Pedro Américo- Libertação dos Escravos,1889.

Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariados. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi à preferência pela mão-de-obra européia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente). (sua pesquisa)






Quadro do pintor J. B. Debret retrata a vida dos trabalhadores escravos no Brasil antes da abolição 1888.




Negro dançou, comemorou
o fim da sina.



Negros dançando ao som de tambores, tela de Zacharis Wagener





Na noite quinze reluzente
Com a bravura finalmente
O Marechal que proclamou
foi Presidente.


Bandeira da Presidência, Deodoro da Fonseca e suas homenagens.

"O dia 05 de agosto é a data de nascimento de Deodoro da Fonseca, o militar responsável pela proclamação da república do Brasil. Nasceu no Estado de Alagoas em1827.
Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da República do Brasil governando de 1889 a 1891.
Porém, seu governo não se manteve por muito tempo, devido a problemas políticos e econômicos, como o “encilhamento” e a dissolução do Congresso Nacional, encerrando o período de administração do país em 23 de novembro de 1891.
Por ter sido uma figura de grande importância para o cenário político do Brasil, recebeu algumas homenagens como o Monumento Marechal Deodoro, no Rio de Janeiro, tendo também sua face estampada em uma nota de 20 mil réis, em 1925"(Brasil Escola).

Resumo da história da Proclamação da República

Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.
A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório. (Mundo Antigo)

“Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós”!
“E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”. (bis)



Símbolo da abolição da escravatura






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Abolição da Escravatura - Lei Áurea. Disponível em:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm

Campeã do carnaval no Rio de Janeiro em 1989 - OTH-BLOG:
http://oth-blog.blogspot.com/2010/02/os-desfiles-inesqueciveise-polemicos-e.html

Portal do professor: Princesa Isabel e o 13 de maio: desconstruindo a interpretação oficial da abolição da escravidão. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5438

IMAGENS:

Bandeira do Brasil disponível em:
http://simbolosnacionais.blogspot.com/2008/03/bandeira-do-brasil.html

Bateria da Imperatriz Leopoldinense:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm

http://extra.globo.com/noticias/rio/diretor-de-carnaval-mestre-de-bateria-da-imperatriz-vao-para-italia-395547.html

Coroa Imperial – Desfile da Imperatriz Leopoldinense disponível em:
http://marceloguireli.multiply.com/journal

Estátua do Duque de Caxias disponível em:
http://duquedecaxias.net.br/17-museu-historico-de-duque-de-caxias/detail/107-estatua-de-duque-de-caxias.html?tmpl=component

Marechal Deodoro da Fonseca e a Proclamação da República disponíveis em:
http://www.geocities.ws/atoleiros/Brasil_Mod_B.htm

Nobreza:
http://oresumodamoda.blogspot.com/2010/07/idade-contemporanea-sec-xlx-era.html

UOL- Educação- Datas comemorativas
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u11.jhtm

Pintura de Isabel - Disponível em:
http://bibliotecadacapoeira.blogspot.com/2011/05/13-de-maio-abolicao-da-escravatura-no.html#ixzz1azBjHTKl

Pintura de Debred disponível em:
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1346

Pintura de Pedro Américo disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_Am%C3%A9rico_-_Liberta%C3%A7%C3%A3o_dos_Escravos,_1889.jpg

Pintura de Zacharis Wagener - Negros dançando disponível em:
http://educaterra.terra.com.br/literatura/barroco/barroco_17.htm

Escola de samba Imperatriz Leopoldinense:
http://oth-blog.blogspot.com/2010/02/os-desfiles-inesqueciveise-polemicos-e.html

Marechal Deodoro da Fonseca: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/deodoro-fonseca.htm

Símbolo da abolição da escravatura:
http://wallacemelobarbosa.blogspot.com/2010/11/processo-de-abolicao-da-escravatura-no.html

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